terça-feira, 5 de março de 2013

A vida de Jó e as mães que perderam seus filhos



Muitas vezes a vida de Jó é utilizada como exemplo para nós mães que perdemos nossos filhos.
As pessoas, constantemente , nos dizem :"olha lembra de jó?,então ele perdeu dez filhos e ainda glorificou a Deus"
O que as pessoas não sabem, ou não entendem é que o processo que ele passou até chega a isso , foi árduo e penoso, muitas vezes chegando a pedir a morte para Deus, chegando a amaldiçoar o dia do seu nascimento.
Isso acontece realmente conosco, pelo menos comigo, quantas vezes cheguei a pensar no porque ainda estava viva, afinal uma parte de mim muito grande foi arrancada e enterrada, unto com o meu filho.
E fiquei esses quatro meses meditando na vida de Jó, e recentemente respondi uma linda mensagem que recebi de uma grande amiga com as conclusões que eu tirei dessa história, segue trechos da reposta que enviei pra ela:


Sabe, a dor de perder um filho chega até ser física. Antes fosse só física porque assim tomaria um remédio e logo passaria... Ela chega a ser física mais é na alma. Você já não é a mesma pessoa, entende?
Espero em Deus que com o tempo eu consiga voltar a respirar novamente, talvez isso aconteça quando tiver outros filhos sim... mas um filho NUNCA substitui o outro.
Quando utilizamos a passagem da vida de Jó onde ele fala : "O Senhor me deu, o Senhor me tomou, bendito seja o nome do Senhor", muitas vezes a usamos fora do contexto... não é fácil chegar ao ponto que ele chegou e dizer isso.Posso te garantir que Jó poderia ter perdido TUDO até a própria vida e seria preferível a perder um filho quanto mais dez!!
Quando Jó, falou essa frase, ela já estava chegando ao final da sua prova, Deus já estava mudando o cativeiro dele, e o que sabemos sobre isso? Sabemos que Jó teve TUDO em dobro né?
Ai quando lemos lá o que lhe foi dado em dobro, vemos a descrição, de O dobro de bois, propriedades, e ai chega na parte dos filhos ele tem novamente sete filhos e três filhas, totalizando dez filhos no geral.
Ai você me pergunta, como? não era em dobro? ele já tinha antes dez e perdeu dez, se ele teve TUDO em dobro, porque os filhos são o mesmo número.
Eu meditei sobre isso esse tempo todo, e encontrei a explicação, Deus me fez ver que realmente foi em DOBRO, ele teve novamente o mesmo número de filhos, porque se você contar os dez que ele perdeu e juntar com os outros dez dará o número correto.
Deus nos mostrou o que? que substituição de filhos não existe e Ele jamais faria isso. Ele nunca, substituiria os filhos de Jó, ele teve outros , mas não teve mais vinte (já que seria o dobro), porque filho é algo que não dá para repor.
Creio que ter mais dez filhos deve ter alegrado o coração dele, mas de forma alguma ele esqueceu os filhos que teve, e o coração deixou de doer.
Para Jó ter chegado ao ponto de dizer a famosa frase :"O Senhor me deu, O Senhor tomou.." ele passou por um processo dolorido no qual chegou a amaldiçoar o dia do seu nascimento, pediu a morte para Deus dissessas vezes.Questionou Deus inúmeras vezes, do porque tudo aquilo.Veja bem, ele questionou a Deus, não a soberania de Deus,porque também vemos no decorrer do livro quanto Jó adorou a Deus no meio da prova também.
Então é isso meus amigos,essas foram as conclusões que tirei com a passagem da vida de Jó. Mais uma vez com essa história compreendo que mesmo quando perdemos tudo, e para uma mãe TUDO é o seu filho, (porque meus dois anjinhos forma meu mundo); Então, mesmo assim, Deus prova o amor e respeito que tem por nós, Ele sabe que uma hora a dor e a revolta se não passarem irão amenizar, daí ele começa o processo de cura, afinal a própria bíblia diz:

" Pois ele fere, mas trata do ferido; ele machuca, mas suas mãos também curam." JÓ 5.18
Fernanda da Costa Xavier
*Texto de autoria de Fernanda da costa Xavier, nunca esquecer de mencionar a fonte e autoria do texto se for utilizar

9 comentários:

Fabiana Gomes disse...

Texto lindo, perfeito... Comentei sobre ele no meu blog tá?

Abraço,
Com amor,
Fabi

Unknown disse...

Amei o blogo,todos os anjinhos e mães de anjinhos como eu concerteza iram gostar muito.Lindo texto,escrito com as palavras certas.Afinal mãe de anjo sabe de quase tudo e mais um pouco né,aprendemos com a vida,e suas circunstâncias.Parabénss!!! beijosss

Unknown disse...

sou mae tenho 3filho e 2filha todos vivo gracas a deus voce que perdeu seu bebe nao fique triste porque foi melhor agora do que depois porque nao sabemos la na frente o qqu iria acontecer deus sabe de todas as coisas a vida continua tenha fe em deus e vai a umaigreja evangelica para receber uma palavra de comforto que so deus pode da

Lígia de Aquino disse...

Vc tem toda razão querida, filho é insubstituível. Vc foi muito sabia ao interpretar e trazer com palavras claras para os dias de hoje.

biankita blankita disse...

Não consigo nem dizer mta coisa,perdi minha linda Rebeca de 2 meses e 19 dias a quase 2 meses,a dor me consome e só Deus para nos orientar,obg pelo texto a cima ele me aliviou um pouco....
Só queria ter a força de Jó,pois essa eu não tenho.....

Unknown disse...

Perdi minha Emmanuelle a cinco anos e já tenho outros dois filhos mas ador não passa e fica pior acada dia que passaum beijo e tenha forsa

Unknown disse...

Perdi meu bebe as oito dias de vida.e uma dor que consome a alma.sinto uma dor que paresse nao ter fim.foi meu primeiro filho
Mas foi o melhor presente que Deus me deu.peço a Deus que me de muitas forças para seguir em frente e me dar outro
filho.

Unknown disse...

Perdi meu bebe as oito dias de vida.e uma dor que consome a alma.sinto uma dor que paresse nao ter fim.foi meu primeiro filho
Mas foi o melhor presente que Deus me deu.peço a Deus que me de muitas forças para seguir em frente e me dar outro
filho.

Fernanda Costa Xavier disse...

Hélio,

Primeiramente meus sentimentos... vi o seu comentário no meu blog, e queria te fazer algumas considerações:

Não existe dor maior do que a que sentimos...
Eu hoje tenho uma filha e estou grávida novamente , mas ainda assim o Meu filho é e sempre serrá meu primogênito, minha vida, meu amor.
Neste momento ,provavelmente vc deve estar ouvindo das pessoas que oi melhor assim, que Deus sabe o que faz, que você precisa ser forte para sua mulher, mas eu te digo ao contrário, chore sim , apoie ela sim ,mas nunca tente ser mais forte do que você realmente é.
Seja vc o apoio da sua mulher e fale pra ela tudo o que vc sente, façam coisas juntos... chorem juntos e acima de tudo se amem ainda mais.