domingo, 9 de dezembro de 2012

E a luta está só começando...


A campanha nacional por mais leitos de UTINEO, está andando a passos lentos, mais tá andando.Quando me dispus a ajudar a divulgar a causa achei que as pessoas iriam se interessar mais facilmente, mas o que eu percebi é que muitas delas simplesmente ignoram, os muitos apelos que faço no face para curtir a página da campanha e assinar a petição.Não acho que ninguém seja obrigado a fazer algo que não queira, mas me pergunto porque não querer ajudar?
Talvez falte informação sobre o assunto, muitas pessoas não sabem por exemplo que só no estado e de São Paulo segundo a edição online de 05/10/2012 do Jornal Agora São Paulo perdeu 45 leitos de UTIs para crianças
em cinco anos:

"Em cinco anos, São Paulo perdeu 45 leitos de UTIs pediátricas em hospitais da periferia atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nove instituições estaduais e municipais que eram referência nesse serviço, nas zonas norte, leste e sul, havia 56 vagas e hoje só há 11.

O levantamento não conta hospitais gerenciados por OSSs (organizações sociais da saúde) nem o Hospital das Clínicas, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Paulo, todos universitários.
Onde as UTIs caíram, crianças em estado grave ficam em salas improvisadas nos prontos-socorros infantis, dividindo a atenção das equipes com os pacientes de atendimento clínico.

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde reconhece a falta de médicos nas UTIs fechadas.
"Para todos os hospitais citados, as vagas de contratação estão abertas", afirma.
Já a pasta do Estado negou o fechamento e a perda de leitos nas UTIs pediátricas dos hospitais Darcy Vargas, Vila Penteado e Vila Nova Cachoeirinha.
Na de Taipas, diz, os leitos da UTI pediátrica estão em reforma. Os diretores dessas instituições, porém, informaram o fechamento e a redução de leitos nas UTIs ao Ministério Público.
De acordo com a pasta, temporariamente os hospitais Vila Penteado e Cachoeirinha não estão admitindo novos pacientes em suas UTIs em razão de médicos que pediram demissão."



E não para por aí , mesmo os hospitais que tem essas UTIS, muitas vezes não tem Leitos suficientes, ou em boas condições.
Daí eu te pergunto: Dá para ficar somente olhando, sem fazer nada? Não, Não dá!!
todos nós estamos sujeitos a ter um filho, neto, sobrinho, enfim alguma criança que necessite de uma UTI, e essa criança pode não aguentar ficar em uma fila...
Diante disso, lanço o desafio, entrem na página da campanha, curtam e assinem a petição!!
Assim como os pais da Helena , usaram o luto para lutar , para que outras crianças não sofram o que a filha sofreu,eu utilizo o meu luto, para o mesmo!!


Página da Campanha:

http://www.facebook.com/pages/Campanha-nacional-por-mais-leitos-em-UTI-neonatal/131606050327455?fref=ts

Link para assinar a Petição:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N32754

*Fonte
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u1164252.shtml







Nenhum comentário: